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quarta-feira, 22 de maio de 2013
Um Dia na Escola do Meu Filho.
A articulação entre as famílias, a comunidade e a escola é uma incumbência de todos os estabelecimentos de ensino e está determinada na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional
( Lei nº 9.394 de 1996, art.12).
Muitas escolas conseguiram revitalizar seus ambientes graças à atuação de pais que referendam, junto aos alunos, os benefícios de aprender, de estar comprometido com os estudos e de agir de forma ética e solidária na comunidade escolar. Os pais podem, ainda, tornar a escola mais autêntica e mais representativa de sua comunidade, quando são convidados a compartilhar sua história, seus valores e suas idéias.
" Convocamos a todos para esse compromisso coletivo, pois o engajamento da sociedade é essencial para atingirmos o nível de excelência desejado na rede de ensino estadual"
Secretário da Educação - SEE - SP Herman Voorwald.
Campanha " Chega de bullying, não fique calado".
Acessem o website e assinem virtualmente o compromisso "Chega de bullying, não fique calado".
Firmar o compromisso é muito rápido e fácil.
Contamos com a colaboração de todos os alunos, pais e ou responsáveis, professores, funcionários da escola.
http://www.chegadebullying.com.br/
quarta-feira, 8 de maio de 2013
ATENÇÃO!!!! REUNIÃO DE PAIS.
SEGUNDA - FEIRA, DIA 13/05/2013, NÃO HAVERÁ AULA POR CONTA DA REUNIÃO DE PAIS QUE SERÁ REALIZADA NOS HORÁRIOS QUE SEGUE:
MANHÃ: Das 07h às 12h - Ensino Médio
TARDE: Das 13h às 18h - Ensino Fundamental
NOITE: Das 19h às 22h - Ensino Médio
A demonstração de interesse pela vida escolar dos filhos é parte fundamental em seu processo de aprendizagem. Ao perceber que pais e família se interessam por seus estudos e por suas experiências escolares a criança sente-se valorizada, desenvolvendo-se de forma segura e com boa autoestima.
Quando a criança entra na escola traz consigo experiências adquiridas no convívio com meios anteriores o que lhe permitirá formar uma determinada visão sobre si mesma.
O convívio na escola significa para ela, uma ampliação em sua esfera de relações. Na escola as crianças/jovens conhecerão outras crianças/jovens com as quais deverão compartilhar uma parte de sua vida, além de estabelecer relações com adultos que não pertencem a sua família.
Acompanhar o crescimento educacional dos filhos aumenta suas habilidades sociais e diminui a chance de problemas comportamentais. Quanto maior o envolvimento dos pais nas experiências escolares das crianças/jovens, mais facilidade de fazer amigos elas terão!
Sendo assim, quanto mais os pais conversam sobre a escola, visitam o local, se envolvem com as lições e os trabalhos e incentivam o progresso educacional dos filhos em casa, melhores serão suas habilidades sociais.
A participação familiar na vida escolar dos filhos leva-os, dentre outras coisas, à demonstração de um maior autocontrole e à manifestação de um comportamento cooperativo.
Os pais precisam entender, no entanto, que acompanhar a vida escolar dos filhos não deve significar apenas cobrar. O acompanhamento pressupõe muito mais do que isso. É necessário estimular, motivar, valorizar, ensinar, conversar, prestigiar, discutir. Nessa parceria, a cobrança é a última ferramenta a ser utilizada.
Quando a criança se sente ouvida, apoiada, prestigiada, se sente mais estimulada para aprender e aproveitar todas as oportunidades que a escola promove.
Neste processo ganham as crianças/jovens, a família e a escola. Neste processo somos todos vencedores!
Quando a criança entra na escola traz consigo experiências adquiridas no convívio com meios anteriores o que lhe permitirá formar uma determinada visão sobre si mesma.
O convívio na escola significa para ela, uma ampliação em sua esfera de relações. Na escola as crianças/jovens conhecerão outras crianças/jovens com as quais deverão compartilhar uma parte de sua vida, além de estabelecer relações com adultos que não pertencem a sua família.
Acompanhar o crescimento educacional dos filhos aumenta suas habilidades sociais e diminui a chance de problemas comportamentais. Quanto maior o envolvimento dos pais nas experiências escolares das crianças/jovens, mais facilidade de fazer amigos elas terão!
Sendo assim, quanto mais os pais conversam sobre a escola, visitam o local, se envolvem com as lições e os trabalhos e incentivam o progresso educacional dos filhos em casa, melhores serão suas habilidades sociais.
A participação familiar na vida escolar dos filhos leva-os, dentre outras coisas, à demonstração de um maior autocontrole e à manifestação de um comportamento cooperativo.
Os pais precisam entender, no entanto, que acompanhar a vida escolar dos filhos não deve significar apenas cobrar. O acompanhamento pressupõe muito mais do que isso. É necessário estimular, motivar, valorizar, ensinar, conversar, prestigiar, discutir. Nessa parceria, a cobrança é a última ferramenta a ser utilizada.
Quando a criança se sente ouvida, apoiada, prestigiada, se sente mais estimulada para aprender e aproveitar todas as oportunidades que a escola promove.
Neste processo ganham as crianças/jovens, a família e a escola. Neste processo somos todos vencedores!
Amanda Ferreira
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