quarta-feira, 22 de maio de 2013

Um Dia na Escola do Meu Filho: escolas abrem as portas para a comunidade

Um Dia na Escola do Meu Filho.

A articulação entre as famílias, a comunidade e a escola é uma incumbência de todos os estabelecimentos de ensino e está determinada na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional
( Lei nº 9.394 de 1996, art.12).
Muitas escolas conseguiram revitalizar seus ambientes graças à atuação de pais que referendam, junto aos alunos, os benefícios de aprender, de estar comprometido com os estudos e de agir de forma ética e solidária na comunidade escolar. Os pais podem, ainda, tornar a escola mais autêntica e mais representativa de sua comunidade, quando são convidados a compartilhar sua história, seus valores e suas idéias.


" Convocamos a todos para esse compromisso coletivo, pois o engajamento da sociedade é essencial para atingirmos o nível de excelência desejado na rede de ensino estadual"

Secretário da Educação - SEE - SP                    Herman Voorwald.


Portanto, é com este intuito que a Escola Newton Prado convida todos os pais, alunos e a comunidade, para participarem do "UM DIA NA ESCOLA DO MEU FILHO", que acontecerá no dia 25/05/2013 (sábado), das 8h às 12h, com atividades diversas durante todo esse período.

























 

Campanha " Chega de bullying, não fique calado".

    Acessem o website e assinem virtualmente o compromisso "Chega de bullying, não fique calado". 
     Firmar o compromisso é muito rápido e fácil.
    Contamos com a colaboração de todos os alunos, pais e ou responsáveis, professores, funcionários da escola.



http://www.chegadebullying.com.br/

quarta-feira, 8 de maio de 2013

ATENÇÃO!!!! REUNIÃO DE PAIS.

SEGUNDA - FEIRA, DIA 13/05/2013, NÃO HAVERÁ AULA POR CONTA DA REUNIÃO DE PAIS QUE SERÁ REALIZADA NOS HORÁRIOS QUE SEGUE:


MANHÃ: Das 07h às 12h  - Ensino Médio
 
TARDE: Das 13h às 18h - Ensino Fundamental
 
NOITE: Das 19h às 22h - Ensino Médio
 


A importância da participação dos pais na vida escolar dos filhos



          A demonstração de interesse pela vida escolar dos filhos é parte fundamental em seu processo de aprendizagem. Ao perceber que pais e família se interessam por seus estudos e por suas experiências escolares a criança sente-se valorizada, desenvolvendo-se de forma segura e com boa autoestima.
          Quando a criança entra na escola traz consigo experiências adquiridas no convívio com meios anteriores o que lhe permitirá formar uma determinada visão sobre si mesma.
          O convívio na escola significa para ela, uma ampliação em sua esfera de relações. Na escola as crianças/jovens conhecerão outras crianças/jovens com as quais deverão compartilhar uma parte de sua vida, além de estabelecer relações com adultos que não pertencem a sua família.
           Acompanhar o crescimento educacional dos filhos aumenta suas habilidades sociais e diminui a chance de problemas comportamentais. Quanto maior o envolvimento dos pais nas experiências escolares das crianças/jovens, mais facilidade de fazer amigos elas terão!
          Sendo assim, quanto mais os pais conversam sobre a escola, visitam o local, se envolvem com as lições e os trabalhos e incentivam o progresso educacional dos filhos em casa, melhores serão suas habilidades sociais.
          A participação familiar na vida escolar dos filhos leva-os, dentre outras coisas, à demonstração de um maior autocontrole e à manifestação de um comportamento cooperativo.
          Os pais precisam entender, no entanto, que acompanhar a vida escolar dos filhos não deve significar apenas cobrar. O acompanhamento pressupõe muito mais do que isso. É necessário estimular, motivar, valorizar, ensinar, conversar, prestigiar, discutir. Nessa parceria, a cobrança é a última ferramenta a ser utilizada.
          Quando a criança se sente ouvida, apoiada, prestigiada, se sente mais estimulada para aprender e aproveitar todas as oportunidades que a escola promove.
        Neste processo ganham as crianças/jovens, a família e a escola. Neste processo somos todos vencedores!
                                                             Amanda Ferreira