terça-feira, 1 de abril de 2014

Para nossos alunos da 3ª série E.M.! Cursos de Qualificação.


SENAC

Plano de Curso de Formação Inicial e Continuada

ROTINAS FINANCEIRAS 

 Área de Negócios: Administração e Negócios 

Subárea: Finanças e Contabilidade 


1. Justificativa e objetivos
Este curso de Formação Inicial e Continuada compõe o itinerário formativo do Eixo Tecnológico Gestão e Negócios do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos instituído pelo MEC, oferecendo possibilidades de percurso de formação, numa perspectiva de educação continuada e em função das necessidades do mundo do trabalho. 
O curso de Rotinas Financeiras tem como objetivo capacitar profissionais para atuar no departamento financeiro de diversos ramos de atividade, micro, médio e grandes empresas, especificamente com contas a receber e a pagar. 
A busca das empresas por qualificação profissional alinhada a constante 
necessidade de garantir seus procedimentos de controle interno num momento de globalização, faz com que novas oportunidades apareçam para estes profissionais. 
O curso se diferencia por fornecer vivência, por meio de simulações de situações reais da rotina de um departamento financeiro, permitindo ao participante despertar o senso crítico e ético, necessários para exercer a função, desenvolvendo competências essenciais para atuar na rotina do departamento financeiro de uma empresa. 
2. Requisitos de acesso 
Público-alvo: 
O curso destina-se a candidatos que querem recolocação no 
mercado de trabalho, em um departamento financeiro. 
Pré-
requisitos: 
Cursando ensino fundamental II 
Conhecimentos básicos de aplicativo Excel 
3. Competência-alvo 
Este curso contribui para o desenvolvimento da seguinte competência: 
Executar rotinas da área financeira, organizando, controlando e arquivando 
os documentos relativos às suas movimentações, a fim de assegurar a organização de dados e de documentos da empresa de forma ética e de acordo com a legislação especifica. 


Está organizado com base nas etapas do processo de contas a pagar e receber, envolvendo as seguintes ações:1

• Projetar o plano de desenvolvimento pessoal e profissional, por meio 
da identificação de seus limites e potencialidades, a fim de promover mudanças em sua vida, no mundo do trabalho e na sociedade. 
• Organizar e registrar documentos de contas a pagar e contas a 
receber, verificando a sua conformidade de forma a subsidiar a área financeira. 
• Fazer conciliação bancária, conferindo extratos e comparando e 
validando se os pagamentos e recebimentos foram efetivados, a fim 
de encaminhar as discrepâncias a quem compete lidar com elas. 
4. Eixo temático 
• Perfil profissional 
• Contas a pagar e contas a receber no contexto da empresa 
• Elementos de classificações contábeis, conciliação e plano de contas 
• Ordem e controle dos documentos 
5. Orientações metodológicas 
A Proposta Pedagógica do Senac São Paulo privilegia o desenvolvimento de 
competências profissionais, assumindo uma postura com relação à 
aprendizagem e ao ensino em que a ação docente propicie ao aluno o aprender a aprender e o desenvolvimento da percepção analítica, do raciocínio hipotético e da solução sistemática de problemas, de modo a assegurar o saber, o saber fazer e o saber ser – condições básicas para a 
autonomia individual e profissional.2

Nesse sentido, os cursos e programas de formação inicial e continuada devem contribuir para a constituição de competências requeridas pelos itinerários formativos que possibilitem ao aluno, traçar o caminho da sua formação e do seu desenvolvimento profissional. 
Considerando que “... as competências serão formadas pela prática...”, devem ser previstas situações ativas de aprendizagem, pautadas pelo 
mundo do trabalho, por meio das quais o conteúdo, visto como insumo, 
seja trabalhado de forma contextualizada e significativa. Tais situações 
devem considerar a mobilização e a articulação dos saberes, de modo que 
se traduzam em ações relacionadas com a competência-alvo expressa neste 
Plano de Curso. 
6. Estratégias de aprendizagem 
Estão previstas estratégias que visam oferecer a reflexão sobre a ação e o 
desenvolvimento de competências profissionais, tais como: atividades em 
subgrupos com apresentação em plenária, exposição dialogada com uso de 
slides, apresentação e discussão de vídeos e exercícios práticos. 
7. Avaliação da aprendizagem 
A avaliação da aprendizagem será contínua e cumulativa, priorizando 
aspectos qualitativos relacionados com o processo de aprendizagem e o desenvolvimento do aluno observado durante a realização das atividades propostas, individualmente e/ou em grupo – tais como pesquisas, relatórios de atividades e visitas técnicas, discussões de caso, simulações, diagnóstico 
ou prognóstico sobre situações de trabalho e produtos gerados pelos projetos desenvolvidos. 
A avaliação deve se pautar em critérios e indicadores de desempenho, pois se considera que cada competência traz em si determinado grau de experiência cognitiva, valorativa e comportamental. Assim, pode-se dizer que o aluno adquiriu determinada competência quando seu desempenho 
expressa esse patamar de exigência qualitativa. 
Para orientar o processo de avaliação e torná-lo transparente e capaz de 
contribuir para a promoção e a regulação da aprendizagem, é necessário 
que os indicadores de desempenho definidos no Plano de Aprendizagem sejam explicitados aos alunos desde o início do curso, a fim de direcionar 
todos os esforços da equipe técnica, da coordenação, de docentes e do 
próprio aluno para o alcance do desempenho desejado. 
8. Critérios de aprovação 
Estará aprovado no curso/programa aquele que tiver frequência igual ou 
superior a 75% da sua carga horária total. 
9. Instalações, equipamentos e material didático 
- Sala de aula 
- Computador 
- Data show 
- Flip chart 
- 03 baralhos de carta 
- Canetas de quadro branco 
- Laboratório de informática 
- Livro: MARCHESI, Cristina.; CAMACHO,Fabíola.; SANTOS, Priscila. 
Dialogo, reflexão e prática: uma abordagem objetiva para o iniciante em Finanças. Senac, 2011. 
10. Perfil do docente 
Para atuar neste curso, o docente deve pautar sua atuação pelo princípio do “aprender a aprender”. 
É importante que possua experiência educacional como mediador na aplicação de metodologias ativas de aprendizagem e desenvoltura didática, bem como postura e relacionamento adequados para o desenvolvimento 
das atividades propostas em sala de aula, respeito à diversidade e afinidade com a proposta pedagógica institucional. 
É imprescindível que possua graduação em ciências contábeis, 
administração ou economia e que tenha experiência profissional na área  administrativo-financeira.
11. Certificado 
Este curso de Educação Profissional e Tecnológica corresponde à Formação 
Inicial e Continuada, em atendimento aos dispositivos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB – Lei nº 9.394/96. 
Ao aprovado no curso de Capacitação de 230 horas, conforme os critérios constantes do item 8 deste plano, será conferido o certificado de conclusão 
do curso: 
- Capacitação em ROTINAS FINANCEIRAS 
Ficha Técnica: 8506 
Código SAC: 10664020 – 8 
 Ao aprovado no curso de Formação Inicial de 80 horas, conforme os 
critérios constantes do item 8 deste plano, será conferido o certificado de 
conclusão do curso: 
- Formação Inicial em ROTINAS FINANCEIRAS 
Ficha Técnica: 8505 
Código SAC: 10664019 – 6 
Bibliografia: 
ABREU, Andréia. Gestão Fiscal nas Empresas: Principais Conceitos 
Tributários e sua Aplicação. São Paulo: Atlas, 2008. 
ALONSO, Féliz Ruiz, LÓPEZ, Francisco Granizo e CASTRUCCI, Plínio de 
Lauro. Curso de Ética em Administração. 2ed. São Paulo: Atlas, 2010. 
FREZATTI, Fábio. Orçamento Empresarial: Planejamento e Controle 
Gerencial. 5ed. São Paulo: Atlas, 2009. 
HERNADEZ Perez jr, José; OLIVEIRA, Luís Martins de; GOMES, Marliete 
Bezerra e CHIEREGATO, Renato. Manual de Contabilidade Tributária: Texto e Testes com Respostas. 10.ed. São Paulo: Atlas, 2011. 
HOJI, Masakazu. Administração Financeira e Orçamentária: Matemática 
financeira Aplicada, Estratégias Financeiras, Orçamento Empresarial. 9.ed. 
São Paulo: Atlas, 2010. 
IUDÍCIBUS, Sérgio de; MARION, José Carlos; LOPES, Christianne Calado V 
de Melo. Curso de Contabilidade para não contadores. 7.ed. São Paulo: 
Atlas, 2010. 
JALOWITZKI, Marise. Manual Comentado de Jogos e Técnicas 
Vivenciais.3.ed.Porto Alegre: Siluna, 2002. 
JALOWITZKI, Marise. Jogos e Técnicas Vivenciais nas empresas: Guia 
prático de Dinâmica de Grupo. 3ed. São Paulo: Madras: 2007. 
MARCHESI, Cristina.; CAMACHO,Fabíola.; SANTOS, Priscila. Dialogo, 
reflexão e prática: uma abordagem objetiva para o iniciante em Finanças. 
Senac, 2011. 
MARION, José Carlos. Contabilidade Básica. 10.ed.São Paulo: Atlas, 2009 
SILVA, Edson Cordeiro da. Como Administrar o Fluxo de Caixa das 
Empresas. 5.ed. São Paulo: Atlas, 2011 
SILVA, José Pereira da. Gestão e Análise de Risco de Crédito. 6.ed.São 
Paulo: Atlas, 2008 
VENOSA, Sílvio de Salvo. Novo Código Civil: Texto Comparado .4ed. São 
Paulo: Atlas, 2004. 
Sites 
Disponível em: 
<http://www.unige.ch/fapse/SSE/teachers/perrenoud/php_main/php_2000
/2000_31.html >. Acesso em: 26 Jun.2011. 
Disponível em: 
<http://www.unige.ch/fapse/SSE/teachers/perrenoud/php_main/php_2000
/2000_31.html >. Acesso em: 26 Jun.2011. 
Disponível em: 
<http://www.unige.ch/fapse/SSE/teachers/perrenoud/php_main/php_2000
/2000_31.html >. Acesso em: 26 Jun.2011. 
Disponível em: 
<http://www.unige.ch/fapse/SSE/teachers/perrenoud/php_main/php_2000
/2000_31.html >. Acesso em: 26 Jun.2011. 
Disponível em: 
<http://www.unige.ch/fapse/SSE/teachers/perrenoud/php_main/php_2000
/2000_31.html >. Acesso em: 26 Jun.2011. 
Disponível em: 
<http://www.unige.ch/fapse/SSE/teachers/perrenoud/php_main/php_2000
/2000_31.html >. Acesso em: 26 Jun.2011. 
Documentos do curso: 
• Plano de Aprendizagem 
• Programa de Curso
 • Slides


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SEST  SENAT - Serviço Social do Transporte / Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte



FICHA TÉCNICA - MODALIDADE ESPECÍFICA 

Curso: Assistente Administrativo em Transporte 
Objetivo: 
O Objetivo geral do curso é preparar e qualificar mão de obra para atuar na área administrativa das empresas de transportes propiciando a interação com as diversas áreas 
internas, com respectivos fluxogramas das atividades pertinentes. 

Público Alvo: 
Profissionais interessados em atuar na área de administrativa das empresas de transporte. 
Pré-requisitos: 
• O aluno deverá, no início do curso, ter no mínimo 16 anos; 
• Desejável ensino médio completo. 
Metodologia de Ensino: 
• A metodologia utilizada privilegiará a aprendizagem participativa através da integração dos conteúdos com contexto social, empresarial do segmento de 
transporte e o mercado de trabalho. O aluno deverá ser avaliado durante o processo, considerando o seu desenvolvimento pessoal, social e intelectual através 
de observações, participações e pesquisas 
Segmentação: 
Empresas de setores de transporte em geral. 
Carga Horária – Módulo Específico: 
80 horas. 
Pré-requisitos do Instrutor: 
Ter formação compatível, com experiência didática e vivência na área administrativa de empresas de transportes. 
Recursos didáticos pedagógicos: 
Equipamento áudio visual como: TV, Aparelho de reprodução de DVD, Computador, 

Projetor, Quadro branco e Flip-Chart. 
Conteúdo Programático: 
• Trabalho e Cidadania 
• Relacionamento Humano 
• Noções Básicas de Programa de Qualidade 
• Higiene e Saúde 
• Buscando Emprego 
• Meio Ambiente 
• Revisão em Língua Portuguesa 

• Operação e Rotinas de Tráfego nas Empresas de Transportes Carga Horária – Módulo Básico: 
20 horas. 
Pré-requisitos do Instrutor: 
Ter formação superior completa ou cursando e com experiência didática. 
Recursos didáticos pedagógicos: 
Equipamento áudio visual como: TV, aparelho de reprodução de DVD, Computador, 
Projetor, Quadro branco e Flip-Chart. 
Conteúdo Programático 
Caderno do Trabalhador – Volume 1: 
− História do Trabalho; 
− Como se preparar para o mercado de trabalho. 




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