SENAC
Plano de Curso de Formação Inicial e Continuada
ROTINAS FINANCEIRAS
Área de Negócios: Administração e Negócios
Subárea: Finanças e Contabilidade
1. Justificativa e objetivos
Este curso de Formação Inicial e Continuada compõe o itinerário formativo do Eixo Tecnológico Gestão e Negócios do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos instituído pelo MEC, oferecendo possibilidades de percurso de formação, numa perspectiva de educação continuada e em função das necessidades do mundo do trabalho.
O curso de Rotinas Financeiras tem como objetivo capacitar profissionais para atuar no departamento financeiro de diversos ramos de atividade, micro, médio e grandes empresas, especificamente com contas a receber e a pagar.
A busca das empresas por qualificação profissional alinhada a constante
necessidade de garantir seus procedimentos de controle interno num momento de globalização, faz com que novas oportunidades apareçam para estes profissionais.
O curso se diferencia por fornecer vivência, por meio de simulações de situações reais da rotina de um departamento financeiro, permitindo ao participante despertar o senso crítico e ético, necessários para exercer a função, desenvolvendo competências essenciais para atuar na rotina do departamento financeiro de uma empresa.
2. Requisitos de acesso
Público-alvo:
O curso destina-se a candidatos que querem recolocação no
mercado de trabalho, em um departamento financeiro.
Pré-
requisitos:
Cursando ensino fundamental II
Conhecimentos básicos de aplicativo Excel
3. Competência-alvo
Este curso contribui para o desenvolvimento da seguinte competência:
Executar rotinas da área financeira, organizando, controlando e arquivando
os documentos relativos às suas movimentações, a fim de assegurar a organização de dados e de documentos da empresa de forma ética e de acordo com a legislação especifica.
Está organizado com base nas etapas do processo de contas a pagar e receber, envolvendo as seguintes ações:1
• Projetar o plano de desenvolvimento pessoal e profissional, por meio
da identificação de seus limites e potencialidades, a fim de promover mudanças em sua vida, no mundo do trabalho e na sociedade.
• Organizar e registrar documentos de contas a pagar e contas a
receber, verificando a sua conformidade de forma a subsidiar a área financeira.
• Fazer conciliação bancária, conferindo extratos e comparando e
validando se os pagamentos e recebimentos foram efetivados, a fim
de encaminhar as discrepâncias a quem compete lidar com elas.
4. Eixo temático
• Perfil profissional
• Contas a pagar e contas a receber no contexto da empresa
• Elementos de classificações contábeis, conciliação e plano de contas
• Ordem e controle dos documentos
5. Orientações metodológicas
A Proposta Pedagógica do Senac São Paulo privilegia o desenvolvimento de
competências profissionais, assumindo uma postura com relação à
aprendizagem e ao ensino em que a ação docente propicie ao aluno o aprender a aprender e o desenvolvimento da percepção analítica, do raciocínio hipotético e da solução sistemática de problemas, de modo a assegurar o saber, o saber fazer e o saber ser – condições básicas para a
autonomia individual e profissional.2
Nesse sentido, os cursos e programas de formação inicial e continuada devem contribuir para a constituição de competências requeridas pelos itinerários formativos que possibilitem ao aluno, traçar o caminho da sua formação e do seu desenvolvimento profissional.
Considerando que “... as competências serão formadas pela prática...”, devem ser previstas situações ativas de aprendizagem, pautadas pelo
mundo do trabalho, por meio das quais o conteúdo, visto como insumo,
seja trabalhado de forma contextualizada e significativa. Tais situações
devem considerar a mobilização e a articulação dos saberes, de modo que
se traduzam em ações relacionadas com a competência-alvo expressa neste
Plano de Curso.
6. Estratégias de aprendizagem
Estão previstas estratégias que visam oferecer a reflexão sobre a ação e o
desenvolvimento de competências profissionais, tais como: atividades em
subgrupos com apresentação em plenária, exposição dialogada com uso de
slides, apresentação e discussão de vídeos e exercícios práticos.
7. Avaliação da aprendizagem
A avaliação da aprendizagem será contínua e cumulativa, priorizando
aspectos qualitativos relacionados com o processo de aprendizagem e o desenvolvimento do aluno observado durante a realização das atividades propostas, individualmente e/ou em grupo – tais como pesquisas, relatórios de atividades e visitas técnicas, discussões de caso, simulações, diagnóstico
ou prognóstico sobre situações de trabalho e produtos gerados pelos projetos desenvolvidos.
A avaliação deve se pautar em critérios e indicadores de desempenho, pois se considera que cada competência traz em si determinado grau de experiência cognitiva, valorativa e comportamental. Assim, pode-se dizer que o aluno adquiriu determinada competência quando seu desempenho
expressa esse patamar de exigência qualitativa.
Para orientar o processo de avaliação e torná-lo transparente e capaz de
contribuir para a promoção e a regulação da aprendizagem, é necessário
que os indicadores de desempenho definidos no Plano de Aprendizagem sejam explicitados aos alunos desde o início do curso, a fim de direcionar
todos os esforços da equipe técnica, da coordenação, de docentes e do
próprio aluno para o alcance do desempenho desejado.
8. Critérios de aprovação
Estará aprovado no curso/programa aquele que tiver frequência igual ou
superior a 75% da sua carga horária total.
9. Instalações, equipamentos e material didático
- Sala de aula
- Computador
- Data show
- Flip chart
- 03 baralhos de carta
- Canetas de quadro branco
- Laboratório de informática
- Livro: MARCHESI, Cristina.; CAMACHO,Fabíola.; SANTOS, Priscila.
Dialogo, reflexão e prática: uma abordagem objetiva para o iniciante em Finanças. Senac, 2011.
10. Perfil do docente
Para atuar neste curso, o docente deve pautar sua atuação pelo princípio do “aprender a aprender”.
É importante que possua experiência educacional como mediador na aplicação de metodologias ativas de aprendizagem e desenvoltura didática, bem como postura e relacionamento adequados para o desenvolvimento
das atividades propostas em sala de aula, respeito à diversidade e afinidade com a proposta pedagógica institucional.
É imprescindível que possua graduação em ciências contábeis,
administração ou economia e que tenha experiência profissional na área administrativo-financeira.
11. Certificado
Este curso de Educação Profissional e Tecnológica corresponde à Formação
Inicial e Continuada, em atendimento aos dispositivos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB – Lei nº 9.394/96.
Ao aprovado no curso de Capacitação de 230 horas, conforme os critérios constantes do item 8 deste plano, será conferido o certificado de conclusão
do curso:
- Capacitação em ROTINAS FINANCEIRAS
Ficha Técnica: 8506
Código SAC: 10664020 – 8
Ao aprovado no curso de Formação Inicial de 80 horas, conforme os
critérios constantes do item 8 deste plano, será conferido o certificado de
conclusão do curso:
- Formação Inicial em ROTINAS FINANCEIRAS
Ficha Técnica: 8505
Código SAC: 10664019 – 6
Bibliografia:
ABREU, Andréia. Gestão Fiscal nas Empresas: Principais Conceitos
Tributários e sua Aplicação. São Paulo: Atlas, 2008.
ALONSO, Féliz Ruiz, LÓPEZ, Francisco Granizo e CASTRUCCI, Plínio de
Lauro. Curso de Ética em Administração. 2ed. São Paulo: Atlas, 2010.
FREZATTI, Fábio. Orçamento Empresarial: Planejamento e Controle
Gerencial. 5ed. São Paulo: Atlas, 2009.
HERNADEZ Perez jr, José; OLIVEIRA, Luís Martins de; GOMES, Marliete
Bezerra e CHIEREGATO, Renato. Manual de Contabilidade Tributária: Texto e Testes com Respostas. 10.ed. São Paulo: Atlas, 2011.
HOJI, Masakazu. Administração Financeira e Orçamentária: Matemática
financeira Aplicada, Estratégias Financeiras, Orçamento Empresarial. 9.ed.
São Paulo: Atlas, 2010.
IUDÍCIBUS, Sérgio de; MARION, José Carlos; LOPES, Christianne Calado V
de Melo. Curso de Contabilidade para não contadores. 7.ed. São Paulo:
Atlas, 2010.
JALOWITZKI, Marise. Manual Comentado de Jogos e Técnicas
Vivenciais.3.ed.Porto Alegre: Siluna, 2002.
JALOWITZKI, Marise. Jogos e Técnicas Vivenciais nas empresas: Guia
prático de Dinâmica de Grupo. 3ed. São Paulo: Madras: 2007.
MARCHESI, Cristina.; CAMACHO,Fabíola.; SANTOS, Priscila. Dialogo,
reflexão e prática: uma abordagem objetiva para o iniciante em Finanças.
Senac, 2011.
MARION, José Carlos. Contabilidade Básica. 10.ed.São Paulo: Atlas, 2009
SILVA, Edson Cordeiro da. Como Administrar o Fluxo de Caixa das
Empresas. 5.ed. São Paulo: Atlas, 2011
SILVA, José Pereira da. Gestão e Análise de Risco de Crédito. 6.ed.São
Paulo: Atlas, 2008
VENOSA, Sílvio de Salvo. Novo Código Civil: Texto Comparado .4ed. São
Paulo: Atlas, 2004.
Sites
Disponível em:
<http://www.unige.ch/fapse/SSE/teachers/perrenoud/php_main/php_2000
/2000_31.html >. Acesso em: 26 Jun.2011.
Disponível em:
<http://www.unige.ch/fapse/SSE/teachers/perrenoud/php_main/php_2000
/2000_31.html >. Acesso em: 26 Jun.2011.
Disponível em:
<http://www.unige.ch/fapse/SSE/teachers/perrenoud/php_main/php_2000
/2000_31.html >. Acesso em: 26 Jun.2011.
Disponível em:
<http://www.unige.ch/fapse/SSE/teachers/perrenoud/php_main/php_2000
/2000_31.html >. Acesso em: 26 Jun.2011.
Disponível em:
<http://www.unige.ch/fapse/SSE/teachers/perrenoud/php_main/php_2000
/2000_31.html >. Acesso em: 26 Jun.2011.
Disponível em:
<http://www.unige.ch/fapse/SSE/teachers/perrenoud/php_main/php_2000
/2000_31.html >. Acesso em: 26 Jun.2011.
Documentos do curso:
• Plano de Aprendizagem
• Programa de Curso
• Slides
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SEST SENAT - Serviço Social do Transporte / Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte
FICHA TÉCNICA - MODALIDADE ESPECÍFICA
Objetivo:
O Objetivo geral do curso é preparar e qualificar mão de obra para atuar na área administrativa das empresas de transportes propiciando a interação com as diversas áreas
internas, com respectivos fluxogramas das atividades pertinentes.
Público Alvo:
Profissionais interessados em atuar na área de administrativa das empresas de transporte.
Pré-requisitos:
• O aluno deverá, no início do curso, ter no mínimo 16 anos;
• Desejável ensino médio completo.
Metodologia de Ensino:
• A metodologia utilizada privilegiará a aprendizagem participativa através da integração dos conteúdos com contexto social, empresarial do segmento de
transporte e o mercado de trabalho. O aluno deverá ser avaliado durante o processo, considerando o seu desenvolvimento pessoal, social e intelectual através
de observações, participações e pesquisas
Segmentação:
Empresas de setores de transporte em geral.
Carga Horária – Módulo Específico:
80 horas.
Pré-requisitos do Instrutor:
Ter formação compatível, com experiência didática e vivência na área administrativa de empresas de transportes.
Recursos didáticos pedagógicos:
Equipamento áudio visual como: TV, Aparelho de reprodução de DVD, Computador,
Conteúdo Programático:
• Trabalho e Cidadania
• Relacionamento Humano
• Noções Básicas de Programa de Qualidade
• Higiene e Saúde
• Buscando Emprego
• Meio Ambiente
• Revisão em Língua Portuguesa
• Operação e Rotinas de Tráfego nas Empresas de Transportes Carga Horária – Módulo Básico:
20 horas.
Pré-requisitos do Instrutor:
Ter formação superior completa ou cursando e com experiência didática.
Recursos didáticos pedagógicos:
Equipamento áudio visual como: TV, aparelho de reprodução de DVD, Computador,
Projetor, Quadro branco e Flip-Chart.
Conteúdo Programático
Caderno do Trabalhador – Volume 1:
− História do Trabalho;
− Como se preparar para o mercado de trabalho.
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